Corin e Reitoria recebem graduandos aprovados para Mobilidade Acadêmica no Exterior

Na manhã de quinta-feira, dia 20 de julho, os 12 alunos de graduação selecionados nos editais mob out 04/2022 Portugal e América Latina foram recebidos pela coordenadora da Corin – PROPPG Prof.ª Shana Mattos na sala de reuniões Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais, onde todos puderam se conhecer e tirar dúvidas sobre os procedimentos de mobilidade internacional. 

Posteriormente os estudantes foram recebidos no gabinete da Reitoria pelo vice-reitor, Prof. César Da Ros, em uma reunião oficial. Estiveram presentes também, Prof. José Luis Luque, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, e Prof. Leandro Dias de Oliveira, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação. 

Alunos selecionados para mobilidade acadêmica são recebidos na Reitoria

Este ano, a Corin já lançou o edital de mobilidade acadêmica para o ano de 2024 onde mais 12 estudantes foram selecionados além de publicar um novo e inédito edital, “Raízes Africanas”, no qual serão disponibilizados cinco auxílios para mobilidade acadêmica em 4 universidades africanas, assim, “em 2024 iremos mandar 17 alunos para o exterior”, explicar a coordenadora Prof.ª Shana Mattos. 

Ao serem contemplados em editais Mob Out, os alunos recebem um auxílio financeiro proveniente do orçamento institucional e isenção de pagamento nas universidades estrangeiras. “Lá fora, algumas universidades, mesmo quando públicas, não são gratuitas. Então através dos acordos de cooperação firmados pela Corin, os alunos da UFRRJ ficam isentos de taxas, como pagamentos de matrículas e de disciplinas. Além disso, concedemos um auxílio de R$ 15 mil para Portugal e Espanha e R$ 10 mil para a América Latina”, conclui Prof.ª Shana.

Prof.ª Shana Mattos explica sobre os editais e acordos de mobilidade.

O grupo de graduandos selecionados é formado por dois alunos de Ciências Biológicas, um aluno de Matemática Aplicada, um aluno de Educação do Campo, dois alunos de Medicina Veterinária e uma aluna de Relações Internacionais do campus de Seropédica, dois alunos de Direito do campus de Três Rios e um aluno de Letras Português/Espanhol e uma aluna de Turismo do Campus de Nova Iguaçu. 

Alunos selecionados foram recebidos na Corin. 

A Corin possui um diferencial com seus alunos de mobilidade, o conhecido Grupo “Ruralinos pelo Mundo”, cujo intuito é divulgar as ações dos alunos no exterior e acioná-los para  incentivar e ajudar os alunos recém selecionados. “Os veteranos de mobilidade ajudam a diminuir as ansiedades, tiram muitas dúvidas, ajudam com documentação, auxiliam com dicas práticas como por exemplo onde se alojar, quem procurar além de diversas outras informações que adquiriram na sua vivência prática.  A ideia é que, ainda em 2023.2 o “Ruralinos pelo Mundo” se torne um projeto de Extensão “, explica a coordenadora. 


Os selecionados reunidos na Reitoria.

Por fim, foi destacado pelos presentes, Vice-Reitor e Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ a relevância dos programas de mobilidade internacional para a Universidade. Ao finalizar a reunião, o vice-reitor César Da Ros parabenizou a todos e exaltou a importância do programa de mobilidade internacional para as carreiras dos Graduandos, suas pesquisas, além do enriquecimento cultural adquirido.

Pular para o conteúdo